Translate

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Culto em Favor do Povo Haitiano




No dia 14 de outubro de 2015 a Igreja Metodista de Santa Rosa realizou um culto em favor do povo haitiano.
O Haiti é um país da América Central, ex-colônia da França, cuja população é formada principalmente por ex-escravos oriundos da África. Foi a "Primeira República Negra", ao tornar-se independente em 1804.
Vivendo uma história de dificuldades sócio-econômicas, em meio a guerras e conflitos civis, a situação do Haiti piorou ainda mais em 2010, após um grande terremoto que devastou grande parte de seu território. As Forças de Paz da ONU, formado inclusive por militares brasileiros, tem auxiliado a manter a paz e os serviços básicos, auxiliado por outras entidades assistenciais locais e internacionais, e de ação missionária. Após este último desastre, a situação ficou quase caótica: sem trabalho, alimento, saneamento, saúde... o povo começou a padecer! Foi então que iniciou uma onda migratória.
Os haitianos chegam ao Brasil não em busca de "oportunidade", "fortuna", ou "correr atrás dos sonhos"; não são turistas atrás de carnaval e futebol.... Essas pessoas encontram no Brasil um mínimo de esperança de granjear o sustento básico de seus familiares que ficaram em sua pátria! Buscam trabalho no Brasil, e em outros países, à fim de conquistar o pão diário aos seus entes queridos que permaneceram em seu lar distante!
Chegando aqui, as barreiras da comunicação, o preconceito, e a falta de oportunidade muitas vezes os lançam à margem da sociedade, e passam a padecer aqui quase tanto quanto em sua terra devastada.
A Igreja Metodista de Santa Rosa fez contato com alguns desses imigrantes haitianos e está tentando estender sua solidariedade cristã, afinal, como as Sagradas Escrituras ensinam, devemos cuidar e zelar de nossos irmãos estrangeiros (Deuteronômio 10; Mateus 25; e outras referências).
A primeira ação foi chamar a comunidade regional para recolher donativos para repassar a emigrantes haitianos necessitados, e ralizar um "Culto em Favor do Povo Haitiano". O evento foi divulgado através do programa de rádio "Coração Aquecido", e na igreja metodista local, sensibilizando pessoas a doar: agasalhos, alimentos, material de higiene e bíblias.
O Culto contou com irmãos haitianos que deram seus testemunhos, louvaram a Deus em sua lingua nativa, e receberam oração intercessória da igreja local. O tema da pregação foi "Fui estrangeiro, e acolheste-me" (Mateus 25).
Após o culto, os mantimentos arrecadados foram levados até uma "república" onde residem um grupo de vários haitianos.
Além deste culto especial - que deve se repetir - a igreja está se mobilizando para encaminhar nossos irmãos haitianos ao mercado de trabalho, e criar uma "Oficina de Brasilidade", com aulas de português, cidadania, história e cultura brasileira, para auxiliá-los a se comunicar melhor.
Sigamos orando por este país e este povo sofrido! E estendamos nossa solidariedade a estes irmãos estrangeiros!
Deus abençoe o Haiti e seu povo, em Nome de Jesus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário