Translate

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Igreja Local Oferece Apoio na Recuperação

Cartaz do Grupo de Apoio Coração Aquecido, da Igreja Metododista de Santa Rosa

A "Síndrome da Dependência de Substâncias Psicoativas - SDPA", mais conhecida como "dependência de álcool e drogas", é uma doença que destrói não apenas seu portador, mas também todos à sua volta. A SDPA se instala sem se perceber, com usos de álcool ou outra substância, de maneira aparentemente fortuita e recreativa, mas rapidamente o abuso sai do controle, afetando a saúde física, mental, as finanças, a moral e a vida espiritual do dependente - e, por extensão, a todos com quem o dependente convive. É uma exata expressão da descrição que Jesus deu das forças malignas que "(...)vem para matar, roubar e destruir" (João 10.10a): a dependência de álcool e outras drogas mata, rouba e destrói!
Um dos costumes dos Metodistas (inclusive descrito nos cânones) não é apenas ser abstêmio de substâncias psicoativas, mas também promover o combate aos vícios. Historicamente, o movimento Metodista, desde suas raízes Wesleyanas, na Inglaterra de quase 300 anos, já prestava assistência aos "beberrões" (como os alcoolistas eram chamados na época), auxiliando na recuperação moral, através da Palavra de Deus e de um estilo de vida saudável.
Agora, a Igreja Metodista de Santa Rosa soma esforços com demais grupos que procuram resgatar vidas do calabouço destrutivo da dependência, através de um GRUPO DE APOIO.
Os Grupos de Apoio tem sua eficácia comprovada no auxílio da recuperação dos dependentes, e de seus familiares. Funcionam como reunião de mútuo-auxílio, em que os membros compartilham suas experiências e constroem conjuntamente ações para melhora da qualidade de vida. Há vários grupos de apoio em Santa Rosa, e o Grupo Coração Aquecido é mais um que se soma à estas ações tão necessárias.
O grupo Coração Aquecido já conta com o apoio do Presídio Estadual de Santa Rosa, que abriu espaço para reuniões do grupo com alguns apenados que estão em recuperação da SDSPA, toda terça-feira, pela manhã. Também os familiares desses apenados estarão participando do Grupo de Apoio Coração Aquecido nas reuniões regulares, que acontecem na Igreja Metodista de Santa Rosa (Rua Teixeira Mendes, 56 - Centro), toda quinta-feira, das 19:00h às 19:50h.
Na coordenação deste grupo de apoio está o Pr. MD Danielson Warpechowski, que além de ser o pastor local, é também psicólogo clínico com vasta experiência no tratamento de portadores de dependência de álcool e drogas; auxiliando o trabalho, está a Mis. Queila Warpechowski, também com cursos de formação em consultoria em dependência química e facilitadora de grupo de apoio. Com o tempo, a intensão é agregar mais pessoas à equipe.
O Grupo de Apoio Coração Aquecido está aberto à qualquer pessoa que queira auxílio para recuperar-se de dependência de álcool ou drogas, bem como familiares de pessoas com este problema. Funciona dentro dos princípios de grupos de apoio em geral, mas sob enfoque cristão bíblico. O serviço é inteiramente gratuito, e a identidade dos membros é preservada. (Um dos princípios do grupo é que "o que se vê, ouve e fala no grupo, permanece no grupo")
Mais informações podem ser conseguidos através do cellar/WhatsApp (55)9714-9608.
O Coração Aquecido

Nenhum comentário:

Postar um comentário