Translate

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

ELE ENCONTROU JESUS! (...e será que isso basta???)

Zaqueu sobe em um sicômoro, de onde encontra o Senhor Jesus

Uma das passagens mais emblemáticas dos Evangelhos é o encontro do Senhor Jesus com Zaqueu, o publicano, registrado no capítulo dezenove de Lucas (Leia: Lucas 19.1-10). Os "publicanos" eram funcionários públicos de Roma em Israel, responsáveis por cobrança de impostos, fiscalização, e outros serviços muito mal vistos pelos israelitas, atormentados pela dominação romana da época. Zaqueu, rico e socialmente importante, era, no entanto, mal visto pelas vítimas de sua corrupção no serviço púbico, que os apontavam como pecador.
Mas o pecador Zaqueu havia ouvido falar que o famoso profeta de Nazaré estava em Jericó, e tentava ver o Mestre - mas devido à sua baixa estatura, não conseguia ver Jesus, sempre cercado de imensa multidão. Assim, prevendo o trajeto que Jesus faria, sobe em uma árvore e de lá, de longe, consegue ver Jesus em meio à multidão...
A Bíblia não descreve o que Zaqueu viu... Mas é de se entender que viu Jesus ministrando, curando, libertando, no caminho pela cidade. Zaqueu não conhecia Jesus, e deve ter se assustado pelo famoso profeta tê-lo chamado pelo nome, convidando a descer da árvore e levá-lo até sua residência! Com alegria, o publicano atendeu ao pedido do Mestre, e levou-o para jantar em sua casa...
...e Lucas descreve a reação do povo: passaram a questionar e depreciar a atitude de Jesus, por ter ido jantar na casa de "um pecador"... Podem alguns ter pensado: "Este não pode ser profeta, muito menos O Messias, pois não tem discernimento de com quem está se envolvendo! Um santo não teria comunhão com pecadores!"
Mas Jesus conhecia o coração do publicano, do povo, e também sabia exatamente o que estava fazendo!
Zaqueu recebe Jesus em sua casa, e procura atendê-lo e servi-lo do melhor modo possível...
...mas no versículo 8, Lucas usa um termo interessante: "entrementes" (ARA). "Entrementes" - abruptamente, inesperadamente, em meio ao momento - Zaqueu interrompe o jantar e passa a confessar-se publicamente diante de Jesus. Declara que prejudicou pessoas, mas que quer compensar e se retratar diante daqueles que prejudicou. E ainda quer compartilhar sua fortuna com obras de caridade!
Somente então, Jesus declara duas coisas: primeiro, declara Zaqueu como Salvo e, como filho de Abraão, é alvo das bênçãos do Altíssimo. E em seguida, volta-se para aqueles que estavam murmurando, e esclarece que o Messias veio para salvar os perdidos.
Vejamos alguns pontos:
1º) Zaqueu era religioso. Ele havia sido criado dentro da religião israelita, seguindo os ritos prescritos nas Escrituras, desde criança... mas isso não lhe salvou!
2º) Zaqueu OUVIA FALAR sobre o Messias, e talvez esperasse que esse famoso profeta de Nazaré, Jesus, pudesse ser o Messias esperado... Mas isso também não o salvou!
3º) Zaqueu VIU Jesus agindo, quando subiu na árvore... Mas isso também não o salvou!
4º) Zaqueu ENCONTROU Jesus no caminho! Jesus o conhecia! Mas apesar disso, o publicano ainda não estava salvo!
5º) Zaqueu recebeu um convite de Jesus, e o aceitou! Mas ainda não estava salvo!
6º) Zaqueu ACOLHEU e até SERVIU JESUS!!! Mas isso ainda não quer dizer que ele estava salvo! Ainda não!
7º) Agora, quando Zaqueu decidiu TOMAR UMA ATITUDE DE MUDANÇA, reconhecer seus pecados, e abandoná-los e, não apenas isso, ainda reparar àqueles que tinha prejudicado... E abandonado seu egoismo, decide compartilhar seus bens com quem precisa... Aí, sim: agora Jesus declara sua salvação, e a bênção sobre sua vida! Só à partir de sua mudança!!!
Salvação é assim! Conversão é assim!
Não adianta ser rico e importante...Não adianta ter religião... Isso não salva!
Não adianta ouvir falar de Jesus, ou ver o que Ele faz... Isso é tão fácil hoje: todos os meios de comunicação anunciam Jesus e Seus feitos! Mas ouvir falar de Jesus e ver milagres não garante a salvação de ninguém!!!
Mesmo ter um encontro pessoal com Jesus, e até servi-Lo (ter um ministério) não garante a salvação!
Em sua primeira carta, no capítulo 1, o apóstolo João esclarece que se alguém diz que está com Deus (se converteu, está salvo) e anda nas trevas (continua no pecado), está mentindo para si mesmo: não está salvo, de fato!
A salvação é ter Jesus como Senhor, como aquele que dirige a nossa vida... E jamais o Senhor Jesus vai nos dirigir para a mesma vida de trevas e pecados! A salvação pressupõe arrependimento e mudança de vida!
Este é o momento: Jesus está nos convidando para uma vida nova!
Mais do que apenas ouvir falar, ou ver milagres, Deus espera que nos arrependamos de nossos pecados, e mudemos de vida!
Aí sim, salvos, e como filhos de Abraão, seremos alvos de todas as bênçãos do Nosso Senhor!
Não vamos nos perder este encontro!
PrMD Danielson Warpechowski