PRMD DANIELSON & MISª QUEILA DESPENDEM-SE DA IGREJA METODISTA EM SANTA ROSA ESTE DOMINGO
PrMD Danielson Warpechowski, e sua esposa, Misª Queila, chegaram em Santa Rosa em 17 de maio de 2015, via programa de revitalização de igrejas da 2ª RE. O PrMD Danielson tomou posse como pastor local uma semana depois - 24 de maio de 2015, justamente no Dia do Coração Aquecido! - dada então pelo SD Rv. Silvio Gonçalves Mota (Aliás, este culto de posse foi uma das primeiras postagens deste blog - confira nas postagens de 2015!)
Ao chegar, Pr.MD Danielson encontrou uma igreja que estava em semi-funcionamento parcial, com atividades quinzenais atendida por obreiros de Santo Ângelo. A participação da membresia era extretmamente baixa: 6 membros, que nem sempre participavam de todos os cultos.
O objetivo primordial do casal de missionários foi recuperar a identidade genuinamente metodista desta comunidade que estava, então, à ponto de se extinguir. Por isso, deste os primeiros meses, foi instalado grupos de estudos nos lares, para reafirmar os fundamentos da fé cristã e (re)apresentar as doutrinas metodistas. O "slogam" inicial era: "A Metodista em Santa Rosa não só para metodistas, mas para toda a comunidade santa-rosense" - e com isso, se estendeu o trabalho de capelania à escolas, presídio, hospital no Município, e até se fez parcerias com o Poder Público! Também se buscou divulgar o metodismo através de rádio, jornal e boletim informativo.Os cutos - que anteriormente eram quinzenais - passaram a ser três vezes por semana: terça, quarta e domingo.
Seguindo a idéia de resgatar os costumes metodistas, ofereceu-se oficinas de música e, logo em seguida, iniciou-se trabalho de acolhimento e inclusão social de imigrantes haitianos - com aulas de português, encaminhamento para mercado de trabalho e, quando necessário, cestas básicas. Também passou-se a atender dependentes de substâncias psicoativas e seus familiares num grupo de apoio - Grupo de Apoio Coração Aquecido. Este primeiro ano do PrMD Danielson teve muitos momentos de comunhão - talvez um dos mais marcantes foi o "Almoço Gaúcho". Foi já em 2015 que surgiu o primeiro projeto missionário local - o BOA NOTÍCIA PARA SANTA ROSA - que colocou evangelistas de rua por toda cidade, e acolheu a comunidade num lindo culto evangelístico numa noite de sábado de outubro daquele ano... E foi no "Boa Notícia" que surgiu o "Brechó Metodista" - evento tão frutífero que chegou a ser copiado por outras denominações! O "Brechó Metodista" continuou em funcionamento, tanto nos projetos missionários que se seguiram, como em "edições avulsas" - sempre um sucesso!
Em 2016, foi a expansão do discipulado: havia dois grupos de discipulado, sendo o mais antigo que veio a se constituir como Escola de Líderes. Pela primeira vez, metodistas de Santa Rosa participaram do retiro de avivamento Aliança com Deus. Iniciou-se o trabalhos de vários ministérios - mulheres, infantil, jovens, ação social, educação cristã, louvor - no entanto, se manteve certa resistência e falta de disponibilidade da membresia para o ministério de administração.Além dos cultos, grupos nas casas, programas de rádio
Foi em 2016 também que a Igreja metodista em Santa Rosa sediou o 12º Projeto Missionário Regional, em que mais de 200 missionários metodistas de todo o RS - e alguns de fora do Estado - estiveram três dias trabalhando com evangelismo, ação social e manutenção predial. Momento marcante que mereceu até menção no jornal Expositor Cristão!
...e também neste ano que começou a se formar o Ponto Missionário Metodista na cidade de Tuparendi!
Seguindo as atividades, a Igreja Metodista em Santa Rosa recebeu reconhecimento da comunidade santa-rosense, de modo que tanto o Poder Público como outras denominações passaram a convidar a liderança da Igreja local para participar de diversos eventos. O projeto "Casa de Paz" se propôs a abrir novos pontos missionários e grupos de discipulados em bairros de Santa Rosa - mas só se consolidou mesmo em Tuparendi, onde a família não apenas cedeu espaço para alguns encontros, mas manteve os encontros e convidou pessoas até a conclusão do projeto. (As outras "Casas de Paz" iniciaram, mas não chegaram a ser concluídas...)
Enquanto isso, internamente, seguia-se as atividades de cultos e encontros - e a retomada gradual das atividades da Congregação da cidade vizinha de Giruá. Entre 2015 e 2017, várias pessoas passaram pela Igreja Metodista em Santa Rosa - e algumas vieram a se tornar membros!
Quanto ao Ministério local de Comunicação, desde 2015 está operando: Blog Coração Aquecido; Facebook: Páginas "Igreja Metodista em Santa Rosa" e "Blog Coração Aquecido", e Grupo "Metodistas da Região de Santa Rosa"; Coluna Coração Aquecido, aos sábados, no Jornal Gazeta; WhatsApp: grupo "Blog Coração Aquecido" (para a comunidade em geral) e "Ig Metodista em SR" (para membresia local); Youtube: Canal da Igreja Metodista em Santa Rosa; (o boletim e o programa de rádio foram suspensos em 2017).
2017 houve uma nova - e infeliz - queda na participação da membresia, sendo que alguns até desanimaram e abandonaram a igreja... Foi triste!
...mas, por outro lado, Deus começou a levantar metodistas fiéis para dar continuidade no Plano de Deus para o povo do coração aquecido em Santa Rosa! E os trabalhos se seguiram! E, pela primeira vez em muitos anos, a Igreja em Santa Rosa permaneceu em plena atividade durante as férias pastorais, sem precisar de ajuda de equipe de Santo Ângelo - a nova Escola de Líderes manteve os cultos e atividades em pleno funcionamento, "autocnamente", só com os membros locais!
2018 teve batismos, recepção de novos membros, visitantes assíduos, brechó, cursos, oficinas, retomada das atividades, revitalização do grupo de Giruá, implantação do Ponto Missionário em Tuparendi...
...mas também a igreja local foi tomada de surpresa devido a uma necessidade missionária urgente, que levou ao Rvmº Bp. Luis Vergílio ter que transferir o casal missionário, Pr. Danielson & Misº Queila, para a Igreja Metodista em Cachoeira do Sul, no Distrito Central. O motivo foi o adoecimento da pastora local em Cachoeira, Prª MD Camila, que teve que se afastar do cargo para tratamento; deste modo, o Pr. Danielson assumirá Cachoeira do Sul e, até a nomeação de um novo pastor local, Santa Rosa seguirá sendo atendida pelos obreiros locais e por obreiros de Santo Ângelo, sob a liderança do Superintendente Distrital Rv. Pr. Alex Sandro Nunes.
NESTE DOMINGO (13/05/2018) - na semana que a chegada do casal missionário completaria 3 anos - SERÁ O CULTO DE DESPEDIDA DO PR. MD DANIELSON WARPECHOWSKI. Assim como, há 3 anos atrás, a posse foi dada pelo SD Rv. Sílvio, a despedida e envio será dada pelo atual SD do Distrito Missões II, Rv. Alex Sandro Nunes - que assumirá a Igreja Metodista em Santa Rosa (com a Congregação em Giruá, e Ponto Missionário em Tupaarendi) a partir de então.
Muito desta história toda está registrada aqui, no Blog Coração Aquecido! Confira, acessando as postagens mais antigas!
Que Deus abençoe ao Pr. Alex Sandro e à sua equipe de obreiros/as na condução do rebanho metodista e Santa Rosa/Giruá/Tuparendi! E que o povo do coração aquecido destes lugares perseverem, frutifiquem e deixem sua marca, para a glória de Deus, neste período!
O QUE: Culto de Despedida do Pr.MD Danielson Warpechowski & Misª Queila
MOTIVO: Transferência pastoral para Cachoeira do Sul
QUANDO: DOMINGO, 13 de maio de 2018, às 19:30h.
ONDE: Sede da Igreja Metodista em Santa Rosa (Rua Teixeira Mendes, 56 - Centro).