Translate

terça-feira, 3 de novembro de 2015

O QUE É "SER METODISTA"

(Na imagem: trecho da primeira página da cartilha "O Que É Ser Metodista")

A Igreja Metodista de Santa Rosa começa a distribuir entre as famílias de membros, e candidatos à membresia, a cartilha "O Que É Ser Metodista - Fundamentos Que Todo Metodista deve Saber sobre Metodismo ", elaborada pela Msª Queila & Pr. Danielson, com base nos Cânones da Igreja Metodista, textos bíblicos, livros sobre a história do metodismo, material de discipulado e curso preparatório, e outros documentos.
A cartilha é bem simples, com apenas oito páginas, e trata os fundamentos básicos sobre o movimento metodista, e sobre o funcionamento da Igreja Metodista atualmente.
Para facilitar o acesso à todos, o blog "Coração Aquecido", da Igreja Metodista de Santa Rosa, transcreve na íntegra toda o conteúdo da Cartilha "O Que É Ser Metodista". confira à seguir:
----------------------------------------------------------
página 01
CONHECENDO A IGREJA METODISTA
Numa de suas pregações o Rvmº Bp. Paulo Lockamam disse: “Os metodistas não conhecem sua própria igreja.”
A Bíblia nos fala em Oséias 4:6 que “O povo perece por falta de conhecimento.” A falta de conhecimento da Bíblia, dos cânones e da doutrina Metodista tem causado conflitos e problemas desnecessários a igreja. Não é possível descrever tudo sobre o metodismo numa pequena cartilha, mas de uma forma bem resumida buscamos aqui mostrar o básico sobre ser metodista.
COMO SURGIU A IGREJA METODISTA:
O Metodismo foi um movimento de santidade dentro da igreja Anglicana no século 18. Os líderes fundadores do metodismo foram John e Charles Wesley. A igreja Anglicana se tornou uma religião fria, onde seus membros realizavam cultos frios: não havia oração, não havia amor ao próximo, e o egoísmo era marca de seus líderes e membros. Os irmãos Wesley começaram a estudar a Bíblia e descobrir a doutrina cristã que a igreja naquele momento não estava vivendo; fundaram, então, o “clube santo”, um grupo de pessoas que orava junto, estudavam a Bíblia juntos e praticavam caridade e evangelização juntos – grupo este que, mais tarde, foi apelidados de “metodistas”. Os metodistas cuidavam dos mendigos nas ruas, procuravam recuperar alcoolistas, pregavam em presídios, alfabetizavam os analfabetos e atendiam crianças carentes. Chegou um ponto que a igreja Anglicana não tolerava mais os metodistas, então ouve a necessidade dos metodistas se separarem e organizarem outra igreja – o que nunca foi a intensão de John Wesley que, na verdade, queria reformular o Anglicanismo. Só após sua morte, seus discípulos fundaram a igreja Metodista.
A REGRA DE FÉ ADOTADA PELA IGREJA METODISTA É A BÍBLIA TANTO O NOVO QUANTO O VELHO TESTAMENTO
-----
página 02

JESUS CRISTO ESTABELECEU SUA IGREJA NA TERRA:
“(...) edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” (Mateus 16:18).
“E Ele disse: A minha casa será chamada casa de oração...” (Mateus 21:13).
Os discípulos de Jesus continuaram o Seu trabalho:
“Diariamente perseveravam unânimes no templo... louvando a Deus e contando com a simpatia do povo. Enquanto isso acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.”( Atos 2:46-47)
“Para que se eu tardar, fiques ciente de como proceder na casa de Deus, que é a igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade.” (1 Timóteo 3:15).
SER METODISTA É SER CRISTÃO, E TODO CRISTÃO SE COMPROMETE A PARTICIPAR DA IGREJA;
“Não deixe de congregar como é costume de alguns...” ( Hebreus 10:25)
“Bem aventurado é aquele que habita em tua casa e te louva perpetuamente.” (Salmo 84:4)
“Uma coisa eu peço ao Senhor e a buscarei, que eu possa morar na casa do Senhor todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do Senhor e meditar no seu santo templo.” (Salmo 27:4).
Todo metodista é incentivado à participar dos cultos e frequentar regularmente à igreja.
*“O Culto é: um serviço devido a Deus pelo Seu povo e se expressa em todos os planos da existência humana.”; é o momento onde Deus vem ao nosso encontro, requer a nossa adoração, mostra-lhe o seu pecado e perdoa-lhe, quando há arrependimento, confia-lhe a sua mensagem  e espera a sua resposta em fé, amor, gratidão e obediência.” ( art.6 e 7° Rituais, Cânones da igreja Metodista).
*“A igreja Metodista incentiva a devoção pessoal do culto doméstico, em que cada membro reúne a família para ler a Bíblia e orar em casa.” (art.1° Rituais, Cânones da igreja Metodista pág.68).
*“O culto público é realizado pela igreja normalmente aos domingos no horário mais conveniente para a comunidade.”(art.2° Rituais, Cânones da igreja Metodista pág.68).
*“Além dos cultos dominicais a igreja proporciona cultos nos outros dias da semana, na forma de oração, estudos bíblicos, troca de testemunhos e comemorações especiais.” (art. 3° , Cânones da igreja Metodista).
-----
página 03

A IGREJA METODISTA É UMA IGREJA EPISCOPAL, GUIADA POR BISPOS, E AS IGREJAS LOCAIS SÃO PRESIDIDAS POR PASTORES DESIGNADOS PELO BISPO
 “Dar-vos-ei pastores segundo meu coração que apascentam com conhecimento e inteligência.” (Jeremias 3:15).
A palavra de Deus ordena ao pastor: “pastoreai o rebanho que de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer, nem por sórdida ganância, mas de boa vontade.” (1 Pedro 5:2).
A palavra de Deus ordena a membresia da igreja: “Obedecei aos vossos pastores e sede submissos para com eles, pois velam por vossa alma, como a quem deve prestar contas, para que façam isto com alegria e não gemendo, porque isto não aproveita a vós outros.” (Hebreus 13:17).
O SUSTENTO E MANUTENÇÃO DA IGREJA
A igreja se sustenta com dízimos e ofertas. O dízimo (10%) é um mandamento para o cristão; a oferta é voluntária, o que cada um propôs em seu coração. O dízimo é a lei financeira de Deus, uma prova de fé e uma forma de vencer o pecado de avareza. Deus, em sua Palavra, promete prosperar o dizimista. Quando você dá o dízimo, na verdade, você está devolvendo 10% das bênçãos que Deus te deu.
“Trazei todos os dízimos a casa do tesouro, para que haja mantimento em minha casa, e provai-me nisto, diz o Senhor dos exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar uma benção sem medida.” (Malaquias 3:10).
“..quem semeia pouco, pouco ceifará, quem semeia muito, muito ceifará. Cada um contribua segundo tiver proposto em seu coração, não com tristeza, porque Deus ama quem dá com alegria.” (2 Coríntios 9:6-7).
A limpeza e manutenção da igreja é realizada pelo trabalho voluntário dos membros ou, quando necessário, por profissionais especializados contratados legal e formalmente, se houver disponibilidade de caixa.
-----
página 04

CREDO APOSTÓLICO


A profissão de fé de um metodista, bem como de outros cristãos, pode ser resumida no “credo apostólico”. Não basta apenas “professar”, mas viver e ensinar aos seus descendentes.  “Credo Apostólico”:

Creio em Deus Pai, Todo-Poderoso, criador do céu e da terra;
E em Jesus Cristo, seu unigênito filho, nosso Senhor;
O qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria;
Padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos; foi crucificado, morto e sepultado;
Ao terceiro dia, ressurgiu dos mortos, subiu ao Céu E está à direita de Deus Pai, Todo-Poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos.
Creio no Espírito Santo;
Na Santa Igreja de Cristo;
Na comunhão dos santos;
Na remissão dos pecados;
Na ressurreição do corpo;
E na vida eterna.

Amém!”
-----
página 05

OS MANDAMENTOS DE DEUS
“ENTÃO falou Deus todas estas palavras, dizendo:
Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam. E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos. Não tomarás o Nome do SENHOR teu Deus em vão; porque o SENHOR não terá por inocente o que tomar o Seu Nome em vão. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do SENHOR teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas. Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o SENHOR teu Deus te dá. Não matarás. Não adulterarás. Não furtarás. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.” (Exodo 20:1-17)
-----
página 06

DEVERES DO MEMBRO DA IGREJA METODISTA:

·        I - testemunhar Jesus Cristo ao próximo com seus dons;
·        II - participar dos cultos públicos, da Escola Dominical - ED e demais serviços da Igreja Metodista;
·        III - contribuir regularmente com dízimos e ofertas para a manutenção da missão de Deus por meio dos ministérios da Igreja Metodista nos termos da Carta Pastoral sobre o Dízimo;
·        IV - pautar seus atos pelos princípios do Evangelho e pelas Doutrinas e Costumes da Igreja Metodista;
·        V - sujeitar-se às exortações pastorais;
·        VI - esforçar-se para iniciar trabalho metodista, onde o mesmo não exista;
·        VII - reconhecer seu chamamento como ministro/a de Deus para as diversas áreas da missão;
·        VIII - exercer seus dons, participando dos ministérios e serviços da Igreja Metodista e da comunidade;

·        IX - submeter-se à Disciplina Eclesiástica da Igreja Metodista.
-----
página 07

DIREITOS DO MEMBRO DA IGREJA METODISTA

         Os direitos de membro leigo da Igreja Metodista são:

·        I - participar do sacramento da Ceia do Senhor e receber da Igreja os demais meios da graça;
·        II - pedir o sacramento do batismo infantil para seus filhos, e ser instruído sobre esse sacramento;
·        III - receber a bênção sobre seu casamento, segundo o Ritual da Igreja Metodista, depois de ser preparado;
·        IV - participar de cursos de formação cristã, segundo orientação da Igreja Metodista;
·        V - votar e ser votado/a para ocupar cargos eletivos na Igreja Metodista, respeitados os dispositivos canônicos;
·        VI - receber assistência pastoral;
·        VII - transferir-se para outra igreja local;
·        VIII - apresentar queixa, nos casos e na forma prevista nestes cânones;

·        IX - apelar para instância superior, em grau de recurso, respeitados os dispositivos canônicos.
-----
página 08

PRÁTICAS E COSTUMES DOS METODISTAS
Segundo os Cânones da Igreja Metodista, artigo.3°:
Os membros da igreja Metodista têm como prática de vida:
1.           Não praticar o mal.
2.           Zelosamente praticar o bem.
3.           Atender as ordenanças de Deus.
Fundamentada nesses princípios, os Metodistas são:
·                    Moderados nos divertimentos;
·                    Modestos no trajar e vestir;
·                    Abstêmios de bebida alcoólica;
·                    Empenhados no combate aos vícios;
·                    Observadores do dia do Senhor, especialmente dedicados ao culto público, ao cultivo espiritual, pelo estudo da Bíblia, e ao descanso físico;
·                    Observadores dos preceitos da igreja e dos meios de graça que ela oferece, participando dos ofícios  divinos e da ceia do Senhor;
·                    Praticantes do jejum e da oração individual e em família;
·                    Honestos nos negócios;
·                    Fraternais na relação de uns com os outros;
·                    Tolerantes e respeitadores das idéias e opiniões alheias;
·                    Praticantes das boas obras;
·                    Benfeitores dos necessitados;
·                    Defensores dos oprimidos;
·                    Promotores da instrução secular e religiosa;
·                    Operosos na obra de evangelização.
(Cânones da igreja Metodista art.3°)


“A Cruz e A Chama”: 
Este símbolo representa a centralidade do Sacrifício Redentor de Jesus, Sua Ressurreição, e a ação do Espírito Santo na Igreja primitiva e atual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário