Translate

sexta-feira, 29 de setembro de 2017

Coluna Coração Aquecido Nº 15




Texto publicado no jornal Gazeta Regional no dia 30/09/2017, sob o patrocínio de: Café Jovem, Tagreli e Moveis Benetti.
---------------------------------------------------------------------------------
O CORAÇÃO AQUECIDO
“Convém que Ele cresça, e eu diminua...!” (João 3:30)

Nesta edição, a Coluna Coração Aquecido traz uma reflexão redigida pela missionária metodista Queila M.W., sobre uma questão bem presente em nossos dias:
“Respondeu João: O homem não pode receber coisa alguma se do céu não lhe for dada... Vós mesmos sois testemunhas de que vos disse: eu não sou o Cristo,  mas fui enviado como seu percursor.... Convém que Ele [Cristo] cresça e eu diminua.” (João 3:26-30)
Precisamos, como igreja e cristãos, olhar para o exemplo de João Batista: “Que Ele cresça e eu diminua.” Não há espaço para a pessoa de Jesus Cristo, quando se há idolatria humana e  vaidade! Se alguém tem dons de pregar ou cantar, ou ainda de profecia, ou cura , não se pode esquecer que os dons vêm de Deus, como um presente d’Ele, para edificação de sua igreja na Terra!
Quando se vê tantos  cantores gospel fazendo sucesso na mídia, se pergunta quantos estão louvando a Deus com sinceridade de coração, e quantos estão apenas interessados em vender CDs, fazer shows e conseguir dinheiro e fama? Quantos pregadores querem a glória de Deus, e quantos buscam glória para si mesmos?
Alegremo-nos se Deus nos conceder dons, mas não esqueçamos que a glória é para Ele!
Alegremo-nos se Ele permitir um ministério frutífero, mas não esqueçamos que o louvor é para Ele!
Louvemos a Deus por Ele usar pessoas para curar, profetizar, abençoar, mas não esqueçamos que a Glória é para Ele!
As pessoas precisam olhar para nós e enxergar Cristo. Para Cristo aparecer,  o homem precisa desaparecer. Precisamos esmagar todo orgulho e vaidade, para que a glória de Deus resplandeça e o louvor agradável  toque os Céus!
O verdadeiro Evangelho é de serviço, sacrifício, amor, fidelidade... Não um evangelho de títulos, cargos, onde altar virou palco, e culto virou show, onde o pastor virou empresário e a igreja um ramo lucrativo!

O centro do evangelho é Cristo, nosso fundamento é Cristo, o centro das atenções é Cristo, vivemos para Cristo, seguimos a Cristo. Numa igreja em que o pastor aparece mais do que Jesus, ou o nome do pastor é mais citado do que o Nome de Jesus, esta igreja está fora da Palavra de Deus!
Que esse se torne o nosso Lema: ”convém que Ele cresça e eu diminua!”
Te convido a visitar nosso blog e canal no Youtube, e nossa comunidade local! Que a Paz de Cristo guarde teu coração, em Nome de Jesus!
Misª Queila Warpechowski (Igreja Metodista em Santa Rosa)
(Contato/informações/comentários/sugestões: www.metodistasr.blogspot.com e 99714-9608)

sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Coluna Coração Aquecido - Nº 14


Texto publicado no Jornal Gazeta Regional, no dia 23 de setembro de 2017, sob o patrocínio de: Café Jovem, lancheria Tagreli e Móveis Benetti.
--------------------------------------------------------------
O CORAÇÃO AQUECIDO - Nº 14

 “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai.” (Marcos 13:32)


Hoje, 23 de setembro de 2017, é a data que tem sido veiculada em diversos canais  como o cumprimento de uma profecia de Apocalipse, segundo alguns “observadores”... Anunciam estes grande crise global sem precedentes a iniciar hoje, ou talvez o arrebatamento da Igreja, ou mesmo o “fim dos tempos”! Este tipo de “profecia” tem sido feita desde, pelo menos, o final da Idade Média. São palavras de falsos profetas, falsos líderes religiosos e alarmistas interesseiros! E, como as profecias não se cumprem, precisam reformular suas palavras para justificar o fiasco! É triste, vergonhoso, e recorrente... Só citando alguns recentes, foi assim com a chegada do cometa Halley (1986), mudança de milênio (2000), final do calendário maia (2012) e, agora (23/09/2017), por uma configuração astrológica que está sendo identificado como o “grande sinal do Apocalipse”... Mas o Senhor Jesus sempre foi muito claro sobre isso: à ninguém – repito: ninguém! – foi dado a conhecer isto! É por isso que essas profecias sempre dão em nada! As profecias bíblicas requerem uma atenção especial para serem compreendidas, e não essas interpretações levianas!
De fato, as Sagradas Escrituras nos chamam à vigilância: precisamos voltar ao Senhor, arrependidos de nossos pecados, e renunciar aos padrões mundanos de comportamento! Vigiar e orar mais, congregar o povo e buscar uma vida de maior consagração... Jesus deixou Sua Igreja para que estivéssemos mais perto de Deus em nossa caminhada, até que Ele volte... Agora, determinar uma data é frontalmente anti-bíblico! O melhor lugar para entender as profecias não é em websites obscuros, em aplicativos de conversa, muito menos em “conversas de barzinho”: o lugar certo para aprender sobre as profecias, e sobre toda a Bíblia, é dentro de igrejas sérias, comprometidas com a Palavra de Deus!
Amado/a leitor/a, ao contrário do que alarmaram, o mundo não acabou! Convido-te, então, a estudar as Escrituras conosco toda a semana (Rua Teixeira Mendes, 56). Estudos bíblicos todo domingo, às 9:30h (amanhã também!). Ministração da Palavra em todos os cultos (quartas/domingos - 19:30h)! O conhecimento verdadeiro nos protege de falsas profecias, enganos e erros!
Que O Senhor Todo-Poderoso, Autor da Vida (e das Escrituras!) te abençoe, em Nome de Jesus! Forte abraço!
Pr. Danielson Warpechowski

sábado, 16 de setembro de 2017

COLUNA CORAÇÃO AQUECIDO - Nº 13

O CORAÇÃO AQUECIDO

 “(...)invalidais o mandamento de Deus para guardardes a vossa tradição[?]” (Mc 7:9)

Semana do Gaúcho...! Os costumes e tradições gaúchas se destacam no território brasileiro, com elementos muito próprios de nossa querência. Não só os CTGs, mas até mesmo as Igrejas, costumam marcar o momento com tradições campeiras, proporcionando lindas oportunidades de comunhão! 
Quando o Senhor Jesus palmilhava por esta terra, também viveu inserido em uma cultura cheia de tradições! Ele Próprio participou de festas tradicionais e celebrações típicas do povo israelita! No entanto, houve alguns momentos em que o Senhor Jesus foi contra as tradições! Todas? Não: somente contra as tradições que “invalidam a Lei de Deus”!
Cabe também a nós, cristãos e cristãs, discernir: viver as tradições em costumes apenas na medida em que não firam a Lei Maior de nosso Deus! O apóstolo Paulo ensinou aos coríntios que “tudo podemos, mas nem tudo nos convém”! Diante das tradições e costumes – seja o gaúcho, seja de família, seja religiosa, ou outra – o que convém praticarmos, e o que é melhor deixar de fazer, pois fere a Lei de Deus? 
A Lei de Deus se resume em amar ao Senhor Deus acima de tudo, e ao próximo como a nós mesmos... Qualquer prática que nos afasta da comunhão com Deus, ou que prejudica de alguma forma a integridade moral nossa ou do nosso próximo, devem ser evitadas – por mais “tradicionais” que sejam! 
Amamos nossa querência, mas temos que lembrar que somos peregrinos, tropeando neste mundo, rumando a uma Querência Maior – o Reino dos Céus! Precisamos lembrar que Deus é O Senhor de todos os rincões, e é à Ele que devemos obediência e reverência! 
A Primeira e grande Tradição que devemos seguir é aquela ensinada por Jesus, e passada para nós através das Sagradas Escrituras! As “outras tradições”, como a linda cultura campeira gaúcha, seguiremos também – na medida em que não fira os princípios da Primeira! Que haja espaço privilegiado para Deus em nossas rodas de chimarrão! Que nosso Senhor seja louvado em meio às nossas tertúlias! Que, como John Wesley, todo gaúcho seja um “cavaleiro do Evangelho”!
 Lembremos sempre que essas maravilhas de nosso torrão gaúcho são dádivas do Criador, aqu’Ele que apelidamos de “Divino Patrão Celeste”, mas que Ele Próprio se apresenta à nós como Pai! E que Jesus, o Bom Pastor, esteja conosco na tropeada de nossa existência! Uma abençoada Semana do Gaúcho para ti e para toda tua família! E te convido para chimarrear conosco, antes dos cultos campeiros deste domingo (17) e quarta (20) às 19:30h, na Igreja Metodista, na rua Teixeira Mendes 56. Visite também nosso canal do Youtube e o blog Coração Aquecido!
Que o Patrão Celeste te abençoe, em Nome de Jesus! Um quebra-costela especial de primeira aos peões e prendas deste pago!
Prmd Danielson Warpechowski
Igreja Metodista em Santa Rosa

quarta-feira, 13 de setembro de 2017

DIZ CRER EM DEUS, MAS VIVE COMO SE NÃO

DIZ CRER EM DEUS, MAS VIVE COMO SE NÃO...

"Crês tu em Deus? Fazes bem até os demônios crêem em tremem." Tiago 2:19.

Tem gente que afirma acreditar em Deus mas segue a vida como se Deus não existisse. A Bíblia diz que "quem não ama não conhece Deus porque Deus é amor." (1 João 4:8). E também ensina "ama teu próximo como a ti mesmo". Porém tem gente que diz que acredita em Deus, mas permite que a inveja,  o preconceito, a ira, o orgulho, o rancor sufoquem o amor cristão. Mesmo a escritura sagrada ensinando que :”Quem diz que ama a Deus, mas odeia o seu irmão é mentiroso, pois não pode amar a Deus a quem não vê, e odiar o seu irmão a quem vê. E o mandamento é que quem ama a Deus, deve amar o seu irmão." (1 João 4:20-21).
Como posso dizer que creio em Deus, se não me importo nem um pouco com o sofrimento do meu irmão? Se sou egoísta, individualista, indiferente? A escritura sagrada diz que: "Se deixamos de atender às pessoas que perecem de: fome, nudez, sede, pessoas enfermas ou presas, quando rejeitamos os necessitados é a Jesus que estamos rejeitando.”( Mateus 25:31-46).Se acho que mendigo bêbado tem que morrer e ir para o inferno mesmo.Se sem conhecer a história da pessoa já chego julgando,"é pobre porque é vadio”, "Marginal tem que morrer","Essa gente não presta"... Nos colocamos numa postura de juiz, e nos esquecemos que só Deus pode julgar.Esquecemos as palavras de Jesus: "Não julgueis para não serdes  julgados." (Lucas 6:37).
A Bíblia dos cristãos diz que "Deus não faz acepção de pessoas."(Atos 10:34, e Deutêronomio 10:17).E diz também que em "Cristo não há diferença entre, homem e mulher, negro ou branco, escravo ou livre." (Gálatas 3:38) Pois todos são um só em Cristo e a cruz de Cristo, anula todas essas diferenças. 
E a Bíblia diz que "quem pensa que é alguma coisa, não sendo nada, a si mesmo se engana."(Gálatas 6:3). Como posso dizer que sou cristão e creio em Deus, se permito que meu orgulho me fassa achar que sou melhor que outra pessoa? Deus não faz acepção de pessoas, mas eu faço?! Não gosto de pobre, não gosto de negro, não gosto de gay, não gosto de pessoas daquela religião.. Isso é ser cristão? Se me acho superior aos outros, sou cristão?

É importante lembrar que Deus ama o pecador, mas detesta o pecado, amor cristão significa amar o indivíduo apesar de seus pecados e não significa aceitarde e tolerar pecados. Ajudar as pessoas a vencerem o pecado é um ato de amor cristão. Porém temos que vigiar para não ser um empecilho que impede o arrependimento na vida de alguém. Ser cristão também nos ensina a vigiar a língua!
Como posso ser cristão se adoro e sinto prazer em ouvir uma fofoca maldosa? Falar mal dos outros soa como música nos meus ouvidos? Se me sinto bem atacando o outro pelas costas? Se a Bíblia dos cristãos ensina que:”Quem cuida ser religioso e não refreia a língua, engana a si mesmo e a sua religião é vã.” (Tiago 1:26)Deus abomina  a fofoca, a mentira e o semear contendas(Provérbios 6:16-19!
Como posso dizer que amo a Deus, se fujo d’Ele? Muitos não vem para Deus por medo de perder a sua liberdade, e acham chatas as regras da igreja cristã. Mas Deus convida para a verdadeira liberdade:"O Senhor é Espírito, e onde está o Espírito do Senhor ali há liberdade."(2 Coríntios 3:17).Muitos são escravos de si mesmo: escravos da ganância, dos vícios, da mágoa... Deus deseja libertá-los mas, preferem continuar na escravidão e na ilusão de falsa liberdade. 
A Bíblia não proíbe ninguém de ser feliz, mas mostra a diferença da verdadeira e da falsa felicidade! A Bíblia dos cristãos diz que "somos chamados a liberdade, mas não devemos usar isso para dar ocasião a carne." (Gálatas 5:13). Ou seja: não use a sua liberdade para cometer abusos e exageros! Muitos passam pelo Whatssap, frases como: "Te desafio a mandar Jesus te ama, para todos seus contatos, vamos ver se você tem tempo para Jesus Cristo." Isso é muito fácil! Não exige sacrifício, e não demonstra que você tem tempo para Jesus Cristo! Demonstra apenas que você tem tempo para repassar mensagem pelo Whatssap! 
Tempo para Jesus Cristo, é no isolamento, quando você se retira para orar, meditar e se auto-examinar. Tempo para Deus é quando você reserva um tempo especial para cultuar a Deus em sua rotina! É na caridade, no amor, e na busca pela Presença d’Ele que demonstramos nosso “tempo para Deus”!
Muitos tem tempo para uma festa, tempo para assistir uma novela, tempo para ficar no Facebook... Mas não tem tempo para parar uns minutos e ler um só capítulo da Bíblia!
Jesus pediu:“Examinai as escrituras, porque cuidais ter nelas a vida eterna e são elas que de mim testificam." (João 5:39).

Nesse mundo capitalista,  onde o ter está acima do ser, esse mundo ganancioso, onde se faz "campanhas em igrejas para ficar rico" esqueceram o que a Bíblia dos Cristãos ensina:”O amor ao dinheiro é a raiz de todos os males, nessa cobiça muitos se desviaram da fé." (1 Timóteo 6:10).E também: “Não acumuleis tesouros na Terra, onde a traça corrói e ladrões roubam. Ajuntai tesouros no céu, onde a traça não corrói e os ladrões não roubam." (Mateus 6:19-20).
Muitos dizem que acreditam em Deus... Mas acreditar em Deus até o Diabo acredita (Tiago 2:19).Tiago 2:19 diz que demônios crêem e tremem na presença de Deus.
E sim: o Diabo existe, e é o responsável por todo mau no mundo. (Veja na Bíblia o livro de Jó). Se ele não existe e for só uma lenda, então a Bíblia dos cristãos mentiu e Jesus mentiu.
A Bíblia dos cristãos ensina:

"Sujeitai-vos a Deus, resisti ao Diabo e ele fugirá de vós." (Tiago 4:7).
"Orai e vigiai porque o Diabo vosso adversário anda em derredor rugindo como Leão procurando alguém para devorar."  (1 Pedro 5:8).

Mas não precisamos ter medo, pois o Espírito Santo que está em nós é maior que esses anjo rebelde e caído que habita no mundo(1 João 4:4)!
Se Deus existe, porque brincamos tanto, é não levamos Ele a sério? Deus é amor sim, mas Deus também é Justiça! Está escrito: "Não vos enganeis: De Deus não se zomba, pois aquilo que o homem semear, isso colherá." (Gálatas 6:7).
Furacões, terremotos, doenças, guerras, corrupção na política... Os sinais estão aí, mas a maioria dos cristãos está dormindo. É muito sério!

Diz a Bíblia que os cristãos consideram  ser a Palavra de Deus:
"Se o homem não se converter, Deus afiará a sua espada, já armou o seu arco e o tem pronto." (Salmos 7:12).
"Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo." 
(Hebreus 10:31).
"O nosso Deus é fogo consumidor." 
(Hebreus 12:29).

Infelizmente muitos só lembram de Deus na hora do aperto, na hora do sufoco... Nessa hora, sim, apelam para Deus! Quem dera a cristandade entendesse!
Quando tem Copa do Mundo, o mundo inteiro pára para assistir um jogo de futebol. Mas o mundo não pára para ouvir a voz de Deus! Brasileiros choram ao ver o resultado do jogo entre Brasil e Alemanha na última copa do mundo, mas não choram por sentir o peso de seus pecados!
Parece que Deus está em segundo plano, em algum lugar esquecido...!


"Aquietai-vos e sabei que eu Sou Deus." (Salmos 46:10).

"Diz o tolo no seu coração: Deus não existe... Do céu, Deus olha para os homens para ver se há quem entenda, se há um que busque a Deus." (Salmos 53:1-2).

Muitos são fanáticos pelo seu time de futebol, fanáticos por um cantor, banda ou artista, fanáticos por cerveja, por churrasco ou por festa... Mas se falar em Deus, se faz piada do "religioso fanático"!

Fanatismo não é bom em nenhum aspecto... mas a Terra geme e sofre!
Nos afastamos de Deus, e a humanidade só precisa olhar para dentro de si por um momento e se deixar sentir o toque de Deus...

Se acreditamos n’Ele, então não podemos fazer de conta que Ele não existe! Se acreditamos n’Ele, temos que seguir e viver as orientações que Ele nos deu!
Te convido a refletir sobre isso!
Misª Queila Mello Warpechowski

(Missionária metodista, membra da Igreja Metodista em Santa Rosa)

sábado, 9 de setembro de 2017

Coluna Coração Aquecido Nº 12

O CORAÇÃO AQUECIDO
“Não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade do Senhor.” (Romanos 12.2)

Quando se ouve falar de alguma tragédia, há sempre aqueles que diz “Foi vontade de Deus...!”. Mas a Bíblia diz o contrário: Em meio a tantas más notícias que recebemos em nossa vida, a grande Boa Notícia é que a vontade de Deus para a tua vida é boa, é agradável e é perfeita! A vontade de Deus é “BOA”, ou seja: saudável, não causa dano. Há coisas no mundo que parecem “boas”, mas que acabam sendo prejudiciais... Já a vontade de Deus é completamente boa: não prejudica, ao contrário, só faz bem! A vontade de Deus para tua vida também é “AGRADÁVEL”; há também coisas que aparentemente são agradáveis no mundo, entretanto também causam prejuízo... No entanto, a Vontade de Deus para nossa vida – ao contrário do que muitos pensam e dizem! – é agradável, produz alegria e satisfação! Mesmo que no mundo hajam coisas que sejam boas e agradáveis, nada é perfeito: tudo tem falhas, limites, imperfeições... A Vontade de Deus, por outro lado, é “PERFEITA”: completa, sem falhas e permanente! A vontade de Deus para a tua vida é BOA, AGRADÁVEL E PERFEITA!
Há quem dirá: “Se a vontade de Deus para minha vida é boa, agradável e perfeita, por quê minha vida está ruim?”. A resposta está em NÃO SE CONFORMAR com o mundo! “Conformar” é tomar a forma, como uma massa de bolo que assume o formato de sua fôrma. O mundo, contaminado pelo maligno, transfere sua cultura através do que vemos, ouvimos, e sobre e com quem conversamos, e assim, vai moldando um caráter mundano e maligno, aos poucos, em nós – e nos afastando da vontade de Deus! Para retornar àquilo que devemos ser devemos nos renovar – voltar a sermos novos – pela transformação de nossa mente pela Palavra de Deus! É impossível viver esta vontade divina se nos afastamos de Deus por nossas atitudes e pensamentos... Mas na exata medida em que formos vivendo a Palavra de Deus, renovando-nos por uma mudança de mentalidade e de comportamento, a vontade boa, agradável e perfeita de Deus, na mesma medida, começa a se manifestar em nossa vida! Isso requer tempo, e Deus sabe que é difícil sozinhos; por isso, Ele deixou-nos Sua Igreja: ambiente de comunhão de pessoas que querem viver a Palavra de Deus e se ajudarem mutuamente a buscar a vontade do Senhor para a nossa vida! Deus nos criou para sermos plenos e felizes, mas a decisão é nossa: vivermos o padrão do mundo, ou renovarmos nossa mente através da Sua Santa Palavra!
Convido-te a renovar tua vida pela Palavra de Deus junto conosco! Juntos, conseguiremos conhecer a vontade boa, agradável e perfeita que Deus tem para ti, para tua família, e para todos nós! Venha nos visitar em nossa sede local (Rua Teixeira Mendes, 56 - Centro) nas noites de quarta-feira e domingo! Conheça também nosso blog Coração Aquecido e nosso canal no Youtube!
Que o Senhor te guarde, ilumine, conduza e abençoe, em Nome de Jesus! Forte abraço!

Pr. Danielson Warpechowski 
Igreja Metodista em Santa Rosa

quarta-feira, 6 de setembro de 2017

RETORNO DAS OFICINAS NOS SÁBADOS E OUTRAS NOTÍCIAS

A Igreja Metodista em Santa Rosa retorna a partir deste sábado com com as oficinas de ensino. Imediatamente, as seguintes oficinas estarão funcionando a partir deste sábado:
Oficina de Lingua Portuguesa: voltada para haitianos que querem aprender mais do idioma falado no Brasil, para poderem se inserir melhor na sociedade e até melhorar suas oportunidades de trabalho. As aulas de Português serão todos os sábados, às 16:00h. Gratuito.
Oficina de Louvor: De volta ao sábados, das 17:00h às 18:00h, a "Oficina de Louvor", com técnica musical para violão, bateria, teclado e voz, e noções bíblicas de louvor e liturgia. Gratuito.
Há previsão para novas oficinas a serem disponibilizadas no decorrer do tempo.
Além das oficinas, seguem em funcionamento as células de discipulado masculino/feminino no presídio regional, e estão se formando novos grupos de discipulado nas casas.
O atendimento a Congregação de Giruá permanece mensal, com o apoio da equipe distrital, mas o Ponto Missionário em Tuparendi teve seu atendimento comprometido desde que o Pr. Danielson perdeu seu carro em um acidente de trânsito - o que também tem dificultado as visitas nas casas...
A EBD continua com as aulas bíblicas nos domingos pela manhã, enquanto os cultos são realizados nas quartas e domingos à noite, às 19:30h, à saber: culto de oração nas quartas-feiras, e o culto de domingo.
Outras atividades e informações: durante os cultos e/ou pelo celular/whatsapp 99714-9608.

Pr Danielson na Metodista da Luz - Vontade Humana x Vontade Divina

O Pr. Danielson Warpechowski esteve 15 dias (19/08-02/09/17) em São Bernardo do Campo - SP, nas dependências da UMESP, para mais um período de estudos no CTP/FATEO da Igreja Metodista. Durante esta etapa, teve aulas de teologia em três períodos, de segunda a sexta, e aos finais de semana visitou igrejas metodistas de São Paulo. No video acima, o áudio da ministração do Pr. Danielson na Igreja Metodista na Luz, bairro Bom Retiro, na cidade de São Paulo - SP, onde esteve à convite do Revdo. Samuel, pastor local na Luz, e de seu auxiliar, o Pr.Ac. Jones , no dia 27 de agosto de 2017. (Também ao retornar ao RS, visitou igrejas metodistas em Porto Alegre, sob convite do Rvdo. Geovanilson). No video acima, Pr. Danielson ministra sobre as diferenças entre a vontade humana e divina, e como não ser influenciado pelo padrão mundano para poder encontrar as bênçãos de Deus; mas antes, brevemente, fala de seu testemunho. Assista o video, e aproveite e visite o canal da Igreja Metodista em Santa Rosa no Youtube (Url: https://www.youtube.com/channel/UCH-JSKmtWfDUYingn8996Aw). Inscreva-se, curta os vídeos e ajude a divulgar este canal de evangelização!

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Coluna Coração Aquecido Nº 11

Texto publicado pelo jornal Gazeta Reginoal em 02 de setembro de 2017.
------------------------------------------------------
O CORAÇÃO AQUECIDO
“Bem-aventurada é a nação cujo Deus é o Senhor (...).” (Salmos 33:12a)

Semana da Pátria! Grandes recordações desse período do “calendário cívico”: os trabalhos em sala de aula sobre o tema “Pátria”, os ensaios para o desfile de 7 de Setembro... E quem teria a honra de guardar a Pira da Pátria este ano? Os momentos cívicos na Praça todo final de tarde... Creio que as gerações atuais talvez não encarem a Semana da Pátria com essa carga emocional – embora certamente ainda existam as celebrações comemorativas à Independência do Brasil. A própria Palavra de Deus ensina que devemos honrar as autoridades civis, e dar bom testemunho em meio a vida em sociedade... Não se trata aqui de uma “patriolatria”, mas de respeito e atitude exemplar em questões civis e sociais. Mais do que isso: Deus nos conclama à sermos diplomatas! (Leia: 2ª Coríntios 5:20)
Um “diplomata” é aquele que representa seu País em uma terra estrangeira. O diplomata mora numa terra estrangeira, mas está ali para representar os interesses de sua própria Pátria – e se submete à liderança e leis de seu País. As Sagradas Escrituras nos ensinam que somos “estrangeiros nesta terra” (Hb 11:13-14), pois apesar de habitarmos aqui, nossa verdadeira Pátria é o Reino dos Céus. Mas mais do que apenas estrangeiros, peregrinando nesta terra, somos chamados a sermos “embaixadores do Reino de Deus”: ou seja, cada cristão é chamado a representar os interesses do Reino dos Céus nesta terra! Habitamos este mundo, mas não somos deste mundo e nem devemos nos portar de acordo com os costumes deste mundo – costumes estes corrompidos pelo pecado. Somos embaixadores do Reino de Deus, e nosso papel é defender os interesses de nosso Rei Jesus – e o interesse de Deus é salvar as pessoas das trevas e conduzi-las à Luz de Cristo! Incialmente, Deus escolheu a Nação de Israel para ser Seu Povo. Em Jesus, Deus reconciliou Consigo toda a humanidade, e agora todos os povos podem ter ao Senhor como Deus, e todos podem ser bem-aventurados (felizes/abençoados)! Cabe aos embaixadores do Reino dos Céus conduzir as pessoas para este Rei, que abençoa como a filhos todos os que se tornam Seus súditos!
O que comemoramos no dia sete de setembro é algo importante... Mas a verdadeira independência do Brasil só acontecerá de fato quando nosso País entregar seus caminhos ao Rei dos reis! Quando a Nação Brasileira for de Jesus, aí sim, estaremos libertos do mal, da corrupção, da violência, da miséria... Seremos um povo verdadeiramente livre, porque “onde há o Espírito do Senhor ali há liberdade” (2Co 3:17)! Como embaixadores do Reino dos Céus habitando no Brasil, cabe a nós – por nosso bom testemunho de cidadão, e pelo falar sobre Jesus – indicar a esta amada Pátria terrestre que há grande bênção em ser uma “nação em que Deus é O Senhor”! Nesta Semana da Pátria, te convido a orar por nosso amado Brasil, para que nossa Nação aceite o Rei Jesus, e que o Reino d’Ele se estabeleça em nosso País! Mais do que acender a “Pira da Pátria”, que se acenda nos corações brasileiros a Chama do Espírito Santo, de maneira a podermos celebrar a independência do reino das trevas, e a Vida (não a morte!) que o Reino do Senhor Jesus oferece à todos – e ao Brasil!
Te convido a visitar nosso blog, nosso canal no Youtube, ou nossa sede na rua Teixeira Mendes, 56, aqui no centro de Santa Rosa! Que o Senhor te guarde, ilumine, conduza e abençoe, em Nome de Jesus! Forte abraço!

Pr. Danielson Warpechowski
Igreja Metodista em Santa Rosa