Translate

sábado, 3 de fevereiro de 2018

Coluna Coração Aquecido Nº 33

Texto publicado no jornal Gazeta Regional no dia 03 de fevereiro de 2018, sob o patrocínio de: Lancheria Tagreli; Café Jovem; Igreja Metodista em Santa Rosa.
-------------------------------------------------------
O CORAÇÃO AQUECIDO

“(..)quem come e bebe sem discernir O Corpo do Cristo, come e bebe juízo para si...” (1º Coríntios 11.29)

A Celebração da Ceia do Senhor é um dos mais emblemáticos ritos do cristianismo, praticado por todos os cristãos do mundo. 
A partilha do pão e do suco da videira entre os crentes celebra a comunhão dos membros entre si, e rememora os últimos momentos de Jesus antes da crucificação. 
Os ministros sempre anunciam que o pão representa o Corpo de Jesus Cristo, moído por nossas transgressões, e o suco da videira, o Seu sangue vertido na cruz para o perdão dos nossos pecados. 
O Próprio Senhor Jesus deixou a ordenança de repetir este ato: “Fazei isso em memória de Mim!” (1ª Coríntios 11:25b).
No entanto, o apóstolo Paulo alerta que quem pratica este ato “sem discernir o Corpo” atrai condenação para si mesmo! Ou seja: uma celebração tão significativa, abençoada, de comunhão, se feita “de qualquer jeito”, pode atrair malefícios espirituais!!! 
Por quê? Porque usar o Nome de Deus onde Ele não está, tratar as coisas divinas de modo leviano, não agir por fé, é pecado! 
Participar da Ceia sem atentar para os aspectos devocionais é – segundo as palavras de alguns líderes religiosos – um “sacrilégio”.
Mas o que seria “discernir O Corpo”? 
Mais do que, simplesmente, entender o simbolismo do Corpo de Cristo no pão consagrado, está o fato de entendermos que cada um de nós e nossos semelhantes (crentes) somos o Corpo de Cristo, do qual Ele é O Cabeça! 
Discernir O Corpo é entendermos que somos membros uns dos outros, e que devemos viver em comunhão, solidariedade e amor! 
Discernir O Corpo é entender que é O Cabeça (Jesus Cristo) que “manda” no Corpo, e devemos obedecer Sua Doutrina e Suas orientações em todos os momentos de nossa vida!
A Ceia do Senhor é o momento de vivermos, simbolicamente, a doutrina da comunhão cristã do nosso dia a dia: amando ao próximo como a nós mesmos, e amando a Deus acima de todas as coisas! 
Se assim agirmos, lembrando que o Filho de Deus sofreu e entregou Sua Vida para que fôssemos salvos, aí sim, celebraremos uma verdadeira Ceia do Senhor! 
(Na Metodista local, é celebrada todo primeiro domingo do mês.)
A Igreja é o espaço para viver esta experiência constante de comunhão fraterna! E você é bem vindo/a ao nosso meio! (Também: visite nosso blog Coração Aquecido, nosso canal no Youtube e nossa página no Facebook!).
Que O Senhor da Igreja, Jesus, te abençoe! Forte abraço!
Pr. Danielson Warpechowski

Nenhum comentário:

Postar um comentário