Translate

sábado, 24 de fevereiro de 2018

COLUNA CORAÇÃO AQUECIDO Nº 36

Você conhece a Doutrina do Espírito Santo? Quem é Ele? Quais são os "carismas", ou "dons" que Ele concede? Prá quem? O que são "frutos do Espírito"? Como a Igreja lidou com isso no decorrer destes mais de dois mil anos de história?
Leia sobre isso neste 36º texto da Coluna Coração Aquecido, publicado pelo jornal GAZETA REGIONAL no dia 24 de fevereiro de 2018, sob o patrocínio das empresas: CAFÉ JOVEM; LANCHERIA TAGRELI; IMSR.
Confira! Comente! Compartilhe!
(A Coluna Coração Aquecido é publicado todo sábado, no Jornal Gazeta, e posteriormente reprisado aqui no blog Coração Aquecido.).
-------------------------------------------------------------------------

O CORAÇÃO AQUECIDO

“(...)Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo!” (Mateus 3.11)

Quando, logo após a Ascenção do Senhor Jesus, durante o Pentecostes, desceram línguas de fogo sobre os discípulos, e ficaram todos cheios do Espírito Santo (At  2), Pedro vai declarar que tinha se cumprido o anunciado pelo profeta Joel (e por João, e pelo Senhor Jesus): o Batismo no Espírito Santo. Neste revestimento de Poder do Alto, a Igreja primitiva não apenas operou maravilhas, mas principalmente suportou todas as tribulações e perseverou na fé, e na transmissão do Evangelho!
A partir do século 4, a Igreja “Oficial”, gradativamente, tirou o lugar da Palavra de Deus, e foi dando lugar a tradições, costumes e conceitos humanos. 
(O Lugar da Palavra foi só recuperado na Reforma Protestante, no século 16!). 
Uma desses conceitos humanos (e anti-bíblicos) implantados foi o de que os “Carismas” (Dons e Poder do Espírito Santo) haviam “sessados”... No entanto, no decorrer da história, vários grupos, estudiosos da Bíblia e fervorosos em oração, descobriram que os carismas eram “para tantos quantos O Senhor chamar” (Atos 2.39). Estes grupos foram chamados de “carismáticos”, ou seja, “aqueles que crêem no Poder (carisma) do Espírito Santo”. 
Houveram avivamentos carismáticos em vários momentos, entre eles: séculos 6, 13, 17... Durante todo este tempo, os “carismáticos” foram perseguidos e até mortos pela religião “oficial”, que declarava como “heresia” crer que os Dons do Espírito Santo ainda operavam... 
Assim foi, também, no “Grande Avivamento Inglês do Século 18”, com John Wesley e “Os Metodistas”. Destaco aqui o avivamento metodista de 1738, porque foi nesse tempo que, ao serem batizados pelo Espírito Santo, relatavam que sentiam seu “coração aquecido” – por isso, os metodistas foram apelidados de “povo do coração aquecido”. (Em 1867, os Metodistas chegaram ao Brasil, e sofreram preconceito por serem a única denominação na época que cria nos dons do Espírito Santo...!).
Foi no século 20 que grupos derivados destes carismáticos experimentaram novo avivamento – desta vez, nos EUA. Em 1901, um teólogo metodista e seus alunos tiveram uma experiência de renovo no Espírito Santo, e chamaram-na de “experiência pentecostal”; em 1906, na Igreja Metodista da Rua Azusa (Los Angeles – EUA) houve um forte e impactante avivamento, dando inicio ao chamado “Pentecostalismo” – os “néo-carismáticos” americano, que se espalharam rapidamente. A partir daí, houve uma profusão de igrejas “pentecostais” pelo mundo. 
Também algumas igrejas tradicionais (não-carismáticas) experimentaram avivamentos e formaram alas carismáticas, ou pentecostais... 
Já na década de 1960, começou um novo movimento, chamado “néo-pentecostal”. 
(Só em 1967 - depois de resistir aos carismas por 14 séculos! – a Igreja Católica também apresentou sua versão, chamada de “Renovação Carismática Católica”...!)
Desde 1738, os Metodistas creem que O Espírito Santo, sendo Deus, continua operando tal e qual registrado nas Sagradas Escrituras! Cremos que Ele convence do pecado, do juízo e da justiça, guia-nos à Verdade, concede-nos Dons (carismas) e produz em nós frutos de um caráter realmente santificado! 
Apesar de perseguições, preconceitos e lutas sofridas, é nisso que o “povo do coração aquecido” persiste em crer, pregar e procura viver, desde 1738 até os dias de hoje: a promessa do Espírito Santo é para todos quantos forem salvos pela Graça em Jesus Cristo – conforme dito na Bíblia!
Dúvidas? 
Contrapontos? 
Aprofundamentos? 
Procure-nos! És sempre bem-vindo/a! O povo do coração aquecido te acolhe e quer ouvir você!
Que a Promessa do Espírito Santo se renove em sua vida, em Nome de Jesus! 
Forte abraço!

Pr. Danielson Warpechowski 

Nenhum comentário:

Postar um comentário