Translate

sábado, 10 de fevereiro de 2018

COLUNA CORAÇÃO AQUECIDO Nº 34

Texto publicado no Jornal Gazeta Regional no dia 10 de fevereiro de 2018, sob o patrocínio de: Café Jovem; Igreja Metodista em Santa Rosa; Lancheria Tagreli.
Texto ESPECIAL sobre o tema "Carnaval". Ao final deste texto, há um suplemento com indicação para aprofundar o assunto.
----------------------------------------------------------------
O CORAÇÃO AQUECIDO

“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm!” (I Coríntios 6.12)

Já começo convidando a acessar nosso blog, onde há dicas suplementares aos textos desta coluna! Veja, também, o suplemento adicionado ao final deste texto! (É que o assunto de hoje é polêmico e merece ser aprofundado...!)
O brasileiro se orgulha de seu carnaval, que atrai olhares – e turistas! – de todo o mundo. O carnaval é uma festa originada na Antiguidade, quando povos greco-romanos faziam festas em homenagem ao seu “deus” Baco (Dionísio) – por isso, chamada também de “bacanal” (festival de Baco) - com muita comilança, bebida alcoólica e orgias sexuais. A festa chegou até nós através dos colonizadores europeus. “Carnavelas” eram os carros alegóricos primitivos, que originaram o apelido à festa. Também, o termo “carnaval” pode ser simplesmente: “festival dos prazeres da carne”.
Deus nos ensina que “nem tudo que me é lícito, me convém”, ou seja: há coisas que até são permitidas fazer, mas que não convém que sejam feitas. Exemplo: Deus NÃO proíbe o lazer, ou a alegria! É lícito que nos alegremos! Agora, se este “lazer” prejudica nossa comunhão com Deus, se causa dano a alguém, não convém!
Alguns cristãos procuram ser moderados nos divertimentos, e abstêmios de bebida alcoólica... Por ser ilícito? Não! Porque não convém! Perder a moderação nos divertimentos, abusar de bebida e drogas, entre outras coisas, causa danos pessoais e a outrem, e prejudicam a comunhão com Deus!
Nessa ideia de evitar abusos, várias igrejas promovem “retiros de carnaval”. Estes “retiros” propõem atividades de lazer e alegria, sim, mas sem abusos, sem exageros, sem embriaguez... Isso tem evitado que famílias inteiras sofram com: overdoses, coma alcoólico, estupros, gravidez não planejada (e consequentes abortos), DSTs, violência, acidentes, e outras coisas que comumente acontece durante estas festas.
Mas para os que ficam, só um conselho: não deixe que alguns dias de festa cause danos para a vida inteira! Deus nos alerta (Gálatas 5.19-21) que se entregar aos abusos da carne – além de riscos à saúde – traz consequências horrendas: “(...)não herdarão o Reino dos Céus o que tais coisas praticam!”
Deus tem planos de bênção para você! Então, não perca as bênçãos de Deus por causa de um simples momento! É lícito... Mas será que convém?
Dúvidas? Discordâncias? Aprofundamentos? Entre em contato conosco!
...E, voltando a falar em “lazer”: vem aí (17/02 à tarde) o “Chá da Mulher Virtuosa”, na Igreja Metodista, com várias atrações, e pregadora de fora. Confira!
Que O Senhor da Verdadeira Alegria te ilumine e abençoe, em Nome de Jesus!
Pr. Danielson Warpechowski
-------------------------------------------------
SUPLEMENTO: 
Para aprofundar este mesmo assunto, sugiro a leitura do texto “Uma Festa de Carnaval na Bíblia???”, do mesmo autor (Danielson B.W.), publicado pelo blog O Semeador, coluna “Mensagens”, em 19 de fevereiro de 2012. 
Endereço: http://www.equipeosemeador.com/2012/02/uma-festa-de-carnaval-na-biblia.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário